Visitas de familiares encerram a Semana das Crianças no Hospital Filantrópico Policlínica

A reinauguração da Brinquedoteca, fechada desde 2020 em decorrência da pandemia de Covid-19, na segunda-feira (9), iniciou oficialmente a Semana das Crianças 2023 no Hospital Filantrópico Policlínica (HFP), em Pato Branco. A Brinquedoteca integra o novo Espaço Conviver, também inaugurado oficialmente, que inclui o jardim terapêutico, um ambiente pensado para proporcionar conforto e tranquilidade para pessoas de todas as idades, incluindo pacientes, acompanhantes e a equipe de colaboradores.

As atividades programadas para a Semana das Crianças tiveram o apoio de voluntários, como o grupo Colhendo Sorrisos, a equipe da Panificadora Santa Terezinha (que fez pinturas faciais nas crianças), da psicóloga Thiffany Reisdorfer (contação com pinturas), de Bruna Rufatto (atividade com óleos essenciais), da odontopediatra Ariely Caramori (orientações de higiene bucal) e do Ministério de Música do Grupo do Centro – Jornada Jovem.

Quem também fez um trabalho voluntário foi a fisioterapeuta Luciele Greibim Tonial, da Clínica Ágape, tutora de Safira, uma cadela da raça Border Collie. Inteligente e muito dócil, Safira está em treinamento há três meses para a Terapia Assistida por Animais. A TAA é uma prática que vêm sendo utilizada para amenizar as dores dos pacientes e pessoas envolvidas no tratamento.

Luciele e Safira visitaram os leitos de crianças internadas no HFP, após liberação dos respectivos médicos e da equipe de Enfermagem. No Paraná, inclusive, a Lei nº 18.918/2016 permite a visitação de animais domésticos e de estimação nos estabelecimentos hospitalares desde que seja apresentado laudo de médico veterinário atestando a saúde do pet, como é o caso de Safira.

Ao final das visitas, Luciele contou que a experiência foi gratificante. “No início, é normal que algumas crianças mostrem desconfiança. Mas, aos poucos, vimos o brilho nos olhos das crianças. Também foi um momento de descontração para a equipe do Hospital. A maioria das pessoas tem animais em casa e a terapia contribui para amenizar o fato de estarem internadas”, conta Luciele.

A iniciativa de incluir a TAA na programação da Semana das Crianças foi da fisioterapeuta Tamara Moura, que faz parte da equipe multiprofissional da UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital Filantrópico Policlínica. “A proposta foi incluir a terapia com animais com a intenção de tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor.

Vanessa de Lima, coordenadora de Enfermagem da UTI Neonatal e Pediátrica do HFP, que participou da iniciativa, acrescenta que incluir a TAA nas atividades foi uma forma de “sair do óbvio” em busca da humanização dos atendimentos. “A gente sabe que passar o Dia das Crianças internado não é nada legal. Como em outros anos, promovemos a Semana das Crianças para criarmos um ambiente diferente e acolhedor”, detalha a enfermeira.

Encerramento
Para encerrar a programação, no feriado (12), houve a visita de familiares de crianças internadas, músicas e histórias com o grupo Colhendo Sorrisos e atividades do Ministério de Música do Grupo do Centro – Jornada Jovem.

Outras imagens foram publicadas nas redes sociais do HFP, como o Instagram.