Entre em contato

(46) 2101 2101

Novo equipamento permite utilização de mais técnicas nos tratamentos de radioterapia

Imagem Principal

Desde que entrou em operação, no dia 12 de abril deste ano, o novo acelerador linear instalado no Hospital do Câncer de Pato Branco abriu mais possibilidades nos tratamentos de câncer. O equipamento, único do tipo na região Sudoeste, permite novas técnicas, como a Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT, sigla em inglês) e a Terapia de Modulação Volumétrica em Arco.

Marcelo Rodrigues, médico radio-oncologista do Hospital Policlínica, explica que as técnicas proporcionam tratamentos com melhor qualidade aos pacientes com câncer da região. “No caso da IMRT, a modulação do feixe faz com que a radiação se distribua exatamente na forma do volume a ser tratado, permitindo que seja atingido com maior dose e que os tecidos normais próximos à doença, que estão no trajeto da radiação, recebam menor dose. Desta forma, reduzem-se os efeitos adversos e possíveis complicações no tratamento”, pontua.

A técnica de IMRT, pela precisão da distribuição, permite diminuir o número de sessões e diminuir o tempo diário de tratamento, conforme indicações dos casos. Já a Terapia de Modulação Volumétrica em Arco é uma evolução da IMRT, em que o aparelho gira 360° em torno do paciente, distribuindo dose calculada de radiação. Os tumores têm formas irregulares e a técnica permite acompanhar os contornos das bordas minimizando os danos ao tecido saudável que fica em volta.

“Além disso, o novo acelerador linear permite a localização do local a ser tratado, em tempo real. O equipamento resulta em ganhos expressivos na qualidade dos tratamentos e na possibilidade de cura, com mínimos efeitos adversos”, frisa Marcelo Rodrigues.

Segundo o médico radio-oncologista, a técnica de IMRT tem aplicações em todos os sítios do corpo, com mais benefícios nos tratamentos da região da cabeça e pescoço, de mama e de próstata. Os procedimentos com Terapia de Modulação Volumétrica em Arco são indicados para tratamentos na cabeça e pescoço e nos tumores de tórax e abdome.

O novo acelerador linear também é capaz de executar outras técnicas e procedimentos que eram oferecidos pelo equipamento anterior, além de várias outras funções.