Primeira radiocirurgia é realizada em Pato Branco

No penúltimo dia de dezembro do ano passado, a equipe do Hospital Filantrópico Policlínica realizou a primeira radiocirurgia com o novo acelerador linear, instalado na sede da Fundação Hospital do Câncer Pato Branco. O procedimento, indicado para tratar tumores intracranianos, foi realizado em uma paciente de 49 anos.

Marcelo Rodrigues, médico radio-oncologista do Hospital Policlínica comandou o procedimento, auxiliado pelo físico Sidnei Maschio e pela equipe de técnicos em radioterapia. “A paciente é portadora de metástases cerebrais de melanoma. Agora, ela aguarda o período necessário para a repetição dos exames de controle”, explica Marcelo.

O médico detalha que a radiocirurgia é uma técnica de radioterapia não invasiva, indicada em casos selecionados para grande número de doenças, particularmente as localizadas no cérebro. “É mais utilizada para tratamento de tumores intracranianos, malignos ou benignos, de origem primária (dentro do cérebro) ou secundária (metástases) e alguns tipos de doenças vasculares, como malformações arteriovenosas”, acrescenta.

Mesmo denominada de cirurgia, não é invasiva, ou seja, não há necessidade de cortes, anestesia ou internação hospitalar e o paciente pode voltar para casa no mesmo dia. “Em casos selecionados, chega a ter resultados semelhantes à cirurgia convencional e sem risco cirúrgico algum”, frisa Marcelo Rodrigues.

A realização do tratamento só foi possível com o novo acelerador linear para radioterapia, instalado na Fundação Hospital do Câncer Pato Branco e que entrou em operação em abril do ano passado. “A partir de agora, tratamentos semelhantes serão realizados, conforme a indicação clínica, dispensando a necessidade de deslocamento para outros centros especializados”, pontua o médico radio-oncologista do Hospital Filantrópico Policlínica.