Novo acelerador linear agiliza novos atendimentos de radioterapia, em Pato Branco

A Fundação Hospital do Câncer Pato Branco e o Instituto Policlínica PB – Hospital Policlínica realizaram, no dia 9 de abril, a cerimônia de inauguração do novo acelerador linear. Três dias depois, o primeiro tratamento de radioterapia foi realizado com o novo equipamento. No final de abril, com a maior rapidez oferecida pelo aparelho, 11 pessoas já haviam iniciado o tratamento.

A coordenadora administrativa da Radioterapia e do Ambulatório de Oncologia do Hospital Policlínica, Regiane Baugrates Prado, explica que as características do novo acelerador linear permitem procedimentos mais eficientes e rápidos, o que tem contribuído para que novos atendimentos aconteçam, de forma mais ágil.

“O paciente, após passar por avaliação, aguarda o período necessário para aquisição das imagens através de tomografia e para o planejamento, com prazo entre sete e dez dias. Há casos urgentes, em que o tratamento pode começar até no dia em que o paciente é avaliado”, relata.

Regiane destaca que o novo acelerador propicia tratamentos mais precisos, rápidos, eficazes e com menores efeitos colaterais em comparação ao modelo anterior. Também possibilita aumentar a capacidade instalada, através da disponibilidade de novas e modernas técnicas de tratamento. Atualmente, a radioterapia atende 35 pacientes por dia, de 15 municípios da microrregião de Pato Branco e de sete municípios catarinenses, via Sistema Único de Saúde. Com o novo acelerador linear, a capacidade de atendimento diário pode até dobrar.

Conquista da comunidade
O equipamento, adquirido com recursos da Itaipu Binacional, exigiu uma série de adequações na estrutura do Hospital do Câncer. Recursos obtidos junto à sociedade e ao Governo do Estado foram fundamentais para que o aparelho entrasse em operação.