Hospital Policlínica homenageia pessoas e organizações que apoiaram os projetos filantrópicos

Nesta sexta-feira, 10/12, o Hospital Filantrópico Policlínica realizou a primeira edição do Dia de Agradecer. O evento foi criado para agradecer pessoas, empresas e organizações que contribuíram de alguma forma com a instituição entre janeiro de 2020 e novembro de 2021. O hospital recebeu muitas doações durante o período agudo da pandemia, mas também teve o suporte da comunidade para poder ampliar atendimentos relacionados ao Sistema Único de Saúde e realizar programas, como o “Hospital Amigo do Idoso 60+” e de voluntariado, como o Espera Feliz, que atende as mães de outras cidades que acompanham bebês internados na UTI Neonatal.

A solenidade foi realizada no anfiteatro do Unidep – Centro Universitário de Pato Branco e foi prestigiada pela deputada federal Leandre Dal Ponte. O deputado federal Fernando Giacobo, o deputado estadual Luiz Fernando Guerra e o senador Alvaro Dias enviaram representantes. A secretária municipal de Saúde, Lilian Cristina Brandalise, representou o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

Anderson Carlos Nezello, chefe da 7ª Regional de Saúde representou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. Fabiola Fressato Hecke, presidente do Conselho Superior, e Daniel Emygdio do Nascimento, diretor administrativo-comercial, representaram o Hospital Filantrópico Policlínica. Ornella Bertuol, reitora do Unidep, também fez parte da mesa de honra.

A lista do Hospital Filantrópico Policlínica teve 86 homenageados. A presidente do Conselho Superior, Fabiola Fressato Hecke, destacou a importância das contribuições para que a instituição possa continuar a missão de oferecer serviços em Saúde comprometidos com a vida através do cuidado humano e qualificado, com segurança e resolutividade.

Antes das homenagens, foram apresentados alguns dados relevantes: mais de 80% dos atendimentos são realizados pelo SUS. De janeiro de 2020 a novembro de 2021, considerando todos os públicos, foram mais de 78 mil atendimentos (mais de 58 mil pessoas no Pronto Atendimento e 19.670 pessoas internadas), com média de 80 pessoas atendidas por dia. Os custos e despesas, entre janeiro de 2020 a outubro de 2021 totalizaram R$ 61.458.569,79.

Nos atendimentos relacionados à Covid-19, de março de 2020 a novembro de 2021, foram 14.431 casos suspeitos e/ou confirmados e 1.171 internamentos. Atualmente, o Hospital Filantrópico Policlínica conta com 405 colaboradores diretos, 150 indiretos e 115 médicos no Corpo Clínico.

“Como o próprio nome diz, queremos agradecer a todos aqueles que se solidarizaram e nos deram suporte. Todos aqueles que nos ajudaram, de alguma forma, estão sendo lembrados. Essas pessoas e organizações entenderam que somos um hospital filantrópico e dependemos do apoio da comunidade para continuar atendendo com qualidade”, declarou.

Fabiola também fez questão de destacar e agradecer aos colaboradores do hospital, que dedicaram-se e desdobraram-se desde que a pandemia começou. “Nossa instituição é feita de pessoas que vivem para cuidar de outras pessoas. Também é importante expressar nossa gratidão a todas aquelas pessoas que nos ajudaram, de forma anônima. Nos últimos dois anos, o sentimento é que consagramos nossa missão filantrópica”, frisou a presidente do Conselho Superior.

A deputada federal Leandre Dal Ponte ressaltou a importância de instituições filantrópicas como o Hospital Policlínica terem respaldo da comunidade. “O hospital é importante para região e também atende a pacientes de outras regiões do Brasil. Na pandemia, foi ainda mais evidente o compromisso de todos os profissionais com a vida”, ressaltou.

Leandre também aproveitou para agradecer aos representantes do Hospital Policlínica pois, no mesmo dia 10 de dezembro, há 46 anos, sua mãe era internada, após uma gravidez de risco. No dia seguinte, deu à luz a Leandre.

Todos os homenageados receberam certificados do Dia de Agradecer do Hospital Policlínica. Os interessados em conhecer mais detalhes sobre os projetos e ações podem acessar o site do hospital (hospitalpoliclinica.org.br).