Hospital Filantrópico Policlínica faz campanha pela doação de órgãos

Nesta terça-feira (27/09), Dia Nacional da Doação de Órgãos, o Hospital Filantrópico Policlínica realizou uma mobilização na Praça Presidente Vargas, no centro de Pato Branco, para celebrar a data e reforçar as ações do Setembro Verde. A intenção foi conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e da conversa sobre o tema com os familiares e amigos. A campanha contou com a parceria de acadêmicos do décimo período do curso de Enfermagem do Unidep – Centro Universitário.

A mobilização foi coordenada pela Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Filantrópico Policlínica. A enfermeira Luciane de Andrade, integrante da comissão, salienta que o assunto ainda gera muita polêmica e que é preciso que aqueles que querem ser doadores deixem clara a posição para seus familiares.

“Em conjunto com os acadêmicos de Enfermagem, promovemos uma ação para sensibilizar a comunidade. Procuramos abordar temas importantes, como a morte encefálica, sobre como funciona o processo de doação e, especialmente, que a família é que deve, obrigatoriamente, autorizar legalmente a doação de órgãos de uma pessoa que é doadora em potencial”, explica a enfermeira.

Na praça, além da campanha pela doação de órgãos, os acadêmicos de Enfermagem fizeram o controle de pressão arterial e exames de açúcar no sangue nas pessoas que visitaram o estande.

Referência
O Hospital Filantrópico Policlínica faz de Pato Branco uma referência estadual em transplantes. Na instituição, são realizados transplantes de coração e rim.

Liderança nacional
O Paraná é líder em transplantes, mas fila de espera é grande. De acordo com o Sistema Estadual de Transplantes do Paraná (www.paranatransplantes.pr.gov.br), até maio deste ano, 2.891 pessoas aguardavam na lista de espera para transplantes de órgãos e tecidos.

Salvando vidas
Podem ser doados rins, fígado, coração, pulmões, pâncreas, intestino, córneas, valvas cardíacas, pele, ossos e tendões. Com isso, várias pessoas podem ser beneficiadas com os órgãos e tecidos provenientes de um mesmo doador.